Floripes Dornelas de Jesus: 25 anos de saudade!
"Quem procura por mim, vai no coração de Jesus que encontra". Essa foi uma frase escrita à mão por Lola em uma pomba feita em um pedaço de papel.
Publicado em 09/04/2021 09:50 - Atualizado em 09/04/2024 10:29
Há exatos 25 anos o mundo se despedia de Floripes Dornelas de Jesus, conhecida também como Santa Lola, símbolo da fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

"Quem procura por mim, vai no coração de Jesus que encontra". Essa foi uma frase escrita à mão por Lola em uma pomba feita em um pedaço de papel.
"
Quem procura por mim, vai no coração de Jesus que encontra". Essa foi uma frase escrita à mão por Lola em uma pomba feita em um pedaço de papel.
Que esse sentimento de fé, esperança e devoção de Floripes Dornelas de Jesus, invada os nossos corações na certeza que venceremos esse momento.

"Quem procura por mim, vai no coração de Jesus que encontra". Essa foi uma frase escrita à mão por Lola em uma pomba feita em um pedaço de papel.
Que o Sagrado Coração de Jesus e essa linda e emocionante história de milagre e amor abençoe sempre o nosso município.
Conheça um pouco da história de fé e trajetória de vida de Santa Lola.
Nascimento
Floripes Dornelas de Jesus, conhecida também como Santa Lola, nasceu no município de Mercês/MG, no dia 09/06/1913, mas foi batizada apenas em 27/06/1913, data na qual é celebrado seu aniversário.
Mudança para Rio Pomba
Quando Lola possuía aproximadamente 2 anos de idade, seu pai optou pela mudança de toda a família para o município de Rio Pomba após a aquisição de uma propriedade na referida cidade.
Acidente e paraplegia
Em 1934, quando se acredita que Lola estivesse com vinte e dois anos de idade, a religiosa sofreu um grave acidente ao se desequilibrar do alto de uma jabuticabeira, se tornando irreversivelmente paraplégica. Desde então, Lola entregou-se de corpo e alma à devoção ao Sagrado Coração de Jesus e, gradativamente, passou a não se alimentar.
Romaria e peregrinação
Dois anos após o trauma, há sólidos testemunhos de que Lola já não mais se alimentava, bebia ou mesmo dormia. Em 1948, foi constatado que definitivamente Lola não mais se alimentava de nenhuma fonte sólida ou líquida, passando os dias a orar ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção de Lola foi tamanha que magnetizou milhares de romeiros por todo o país, transformando a casa da religiosa em ponto de peregrinação
A intensa movimentação fez com que, em 1948, o bispo da Arquidiocese de Mariana interrompesse o fluxo de pessoas para preservar a saúde frágil de Santa Lola. Seguidora fiel da Igreja Católica, Lola não mais recebeu leigos, dedicando-se ao atendimento a figuras vinculadas à religião. A numerosa relação de bispos e padres que tiveram contato com Lola durante esse período é unânime em reconhecer integralmente a santidade da religiosa.
Novena e interseção junto ao Sagrado Coração
Lola não era adepta da devoção de sua própria figura. Para ela, o importante era divulgar apenas a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A súplica mais relevante da religiosa era a realização da novena nas primeiras sextas-feiras de cada mês, em dedicação ao Coração de Jesus. Nesse período, Lola recebia bilhetes e cartas de pessoas aflitas e intercedia por elas, orando junto ao Sagrado Coração. São abundantes os relatos de fiéis que conseguiram graças através das orações de Santa Lola
Falecimento
Lola faleceu aos 9 de abril de 1999. Cerca de 12 mil pessoas compareceram aos eventos de velório e sepultamento da devota. Seu túmulo é frequentemente visitado no Cemitério Municipal de Rio Pomba. São relatadas constantemente graças póstumas concedidas através da intervenção da Santa junto ao Sagrado Coração. Lola deixou em testamento expresso o desejo de que seu trabalho de devoção seja propagado e estendido.
Serva de Deus
Em 30 de novembro de 2005, Santa Lola foi declarada Serva de Deus pela Santa Sé Apostólica. Esse é o primeiro de muitos passos no processo de beatificação da religiosa.
por Assessoria de Comunicação